Tabela Fipe: Como consultar a tabela fipe? Passo a passo

Consultar a Tabela FIPE é algo indispensável, para quem deseja comprar ou vender um veículo. Por quê? É simples! Através dela você vai poder conhecer qual o valor médio que está sendo praticado no mercado, para o seu automóvel ou motocicleta.

Essa é a garantia de realizar uma negociação justa e vantajosa para ambas as partes. Quer saber mais? Então continue lendo esse post e aprenda o passo a passo de como fazer a consulta dessa tabela.

tabela fipe

O que é a Tabela FIPE?

A tabela FIPE é uma ferramenta que surgiu na década de 1970, com o propósito de avaliar os preços dos veículos que circulam em todo o país. Suas informações são atualizadas mensalmente, através de pesquisas de mercado realizadas pela Faculdade de Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP)

Essa tabela é amplamente utilizada por concessionárias, seguradoras, instituições financeiras e até mesmo por pessoas físicas, no momento de compra e venda de veículos.

A partir dela, é possível ter acesso ao preço médio praticado no mercado. Ademais, essa tabela também é usada como base  para a formulação de preços do IPVA e de seguros de proteção dos mais variados veículos.

Realizar a consulta dessa tabela e obter essas informações é realizada de uma maneira bem simples e acessível. Entenda a seguir como realizar esse procedimento.

 

Como consultar a Tabela FIPE

A maneira mais fácil para consultar a Tabela FIPE e obter o preço médio dos veículos, é acessando o site oficial dessa ferramenta. Nele constam os dados atualizados da última pesquisa realizada pela FEA-USP.

Mas atenção! Antes de começar a consulta é importante ter em mãos, as informações básicas sobre o veículo, tais como: marca, modelo e ano. Isso facilitará todo o processo, em seguida realize o seguinte passo a passo:

 

  • Acesse o site oficial da Tabela FIPE
  • Clique na seção “Índices e Indicadores” localizada na barra superior
  • Acesse a opção “Preços Médios de Veículo”
  • Selecione “Consulta de carros”
  • Insira no campo “Mês e ano de referência”, o mês e ano que deseja obter informações sobre o preço do veículo
  • Preencha o campo “Marca do veículo” com a informação solicitada
  • Em seguida, informe o “Modelo do veículo”
  • Após isso, selecione o “Ano Modelo do veículo”
  • Por fim, clique em “Pesquisar”

 

Pronto! Em pouco tempo serão apresentadas informações sobre o veículo, assim como o atual valor de mercado dela. É através desses dados, que você poderá realizar uma negociação de compra e venda de maneira segura e confiável.

Agora que você sabe como consultar a Tabela FIPE, o que acha de verificar o preço do veículo que deseja adquirir ou vender? Como os dados dela são seguros e confiáveis, é possível utilizá-los como base para qualquer tipo de negociação.

Vale a pena destacar, que também é importante realizar essa pesquisa para se manter atualizado sobre o valor do seu atual patrimônio. Assim, é possível conhecer se o preço do seu veículo, está valorizado ou não pelo mercado. Caso esteja desvalorizado, talvez seja o melhor momento para trocá-lo.

Add a Comment

Your email address will not be published.