Código do Banco Bradesco: Para que serve?

 O código banco Bradesco é o número que identifica o Banco Bradesco no sistema do Banco Central, e o diferencia entre as demais instituições financeiras. Esse código é solicitado na hora de realizar uma transferência bancária, mas você sabe como funciona?

O que é o código banco Bradesco?

Código do banco é um termo utilizado para a identificação do banco. Cada instituição bancária tem seu próprio código, no caso do Bradesco, o código banco Bradesco é representado pelos números “237”. 

Esse código foi oficializado pelo Banco Central em razão da expansão, como uma forma de facilidade na hora de realizar transações TED ou Doc. Geralmente são representados por três dígitos numéricos, que correspondem ao código COMPE, mas também podem ser compostos por oito, correspondendo ao código ISPB. Entenda a diferença:

  • COMPE: o código Compe diz respeito ao Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis. 
  • ISPB: quer dizer Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro

Ambos funcionam exatamente da mesma forma, sendo ela, a transação bancária é feita e então os dados gerados são enviados para o sistema de análise do Banco Central. Após essas informações serem aprovadas, a compensação bancária é concluída.

E se o código banco Bradesco estiver errado?

Se por acaso o código banco Bradesco for preenchido errado na hora da solicitação, quando passar pela análise do Banco Central será identificado que os dados como nome, CPF, agência e conta do beneficiário não correspondem ao número da instituição bancária que foi informada. 

O que acontece depois dessa verificação é que, como o sistema entenderá que tal conta informada não existe dentro de tal banco preenchido, o dinheiro da transação retornará para a conta original. Dessa forma não há motivos para se alarmar caso erre no preenchimento do código do banco Bradesco.

Porém, é importante lembrar que a verificação do código banco antes de qualquer operação é necessária, para evitar assim possíveis dívidas. Vamos a um exemplo:

Você deixou para pagar uma conta no último dia, na data de vencimento. Para paga-la preencheu todos os campos necessários, e informou o código do banco, mas então após concluir a transação, percebeu que o código estava errado. O dinheiro retornará para sua conta normalmente, mas você perderá o vencimento daquela conta que precisava tanto pagar no vencimento.

Código banco Bradesco e outros códigos

Como já informado, o COMPE do código banco Bradesco é o 237. Confira uma lista com os códigos COMPE e ISPB dos principais bancos:

  • Banco Bradesco: 237 e 60746948
  • Banco do Brasil: 001 ou 00000000
  • Banco Santander: 033 ou 90400888
  • Caixa Econômica Federal: 104 ou 00360305

Add a Comment

Your email address will not be published.