Tipos de Empréstimo: Quais São e Como Escolher?

Considerando os diversos tipos de empréstimos disponíveis no mercado, atualmente, escolher aquele crédito que melhor se adequa às suas necessidades nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é necessário analisar adequadamente as opções disponíveis, bem como suas características, exigências, dentre outros detalhes.

Pensando nisso, neste texto falaremos sobre as modalidades de empréstimo mais comuns e traremos dicas sobre como fazer a escolha correta. Boa leitura! 

Quais são os tipos de empréstimo?

Existem vários tipos de empréstimo disponíveis atualmente. Confira a seguir, os mais comuns:

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é aquele oferecido pela maioria dos bancos, instituições financeiras e fintechs. Trata-se de um crédito liberado para o solicitante de acordo com certas garantias e análise de crédito. Suas taxas de juros podem variar de acordo com o valor e também as políticas de crédito de cada banco.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma das modalidades de empréstimo mais simples e acessíveis da atualidade, já que o processo de contratação é bastante desburocratizado. Contudo, está limitado a liberação para servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas, aposentados e pensionistas do INSS ou militares das forças armadas. 

Dentre outras características, se destaca por ter o pagamento das parcelas debitadas diretamente do rendimento mensal do tomador, o que faz deste um dos créditos com as menores taxas do mercado.

Cheque especial

O cheque especial é um dos tipos de empréstimos mais convencionais, afinal, para acessá-lo basta ter uma conta em banco e deixar ativa a permissão de utilização. Confundido com “dinheiro extra”, este é um empréstimo que pode contar com taxas de juros mais altas, logo, demanda atenção na hora de contratá-lo.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos tipos de empréstimo mais populares, afinal, trata-se de um modo fácil de pagar as contas ou fazer compras sem ter o dinheiro. No entanto, para conseguir um cartão de crédito é necessário se encaixar nas regras estabelecidas por cada instituição. A vantagem, além da praticidade, é que este modelo não depende da abertura de contas e podem ser solicitados virtualmente.

Financiamento

Dentre os tipos de empréstimo, o financiamento é um dos mais restritivos, afinal ele pressupõe que o dinheiro será utilizado para determinado fim. Desta forma, o solicitante deverá determinar o uso para o valor recebido no momento da contratação do serviço.

Salário antecipado

Este tipo de solicitação de crédito não deixa de ser um empréstimo, afinal, o funcionário solicita à empresa que faça uma antecipação dos valores que lhe são devidos por mês. Uma das vantagens da antecipação de salário como empréstimo é que não há cobrança de juros.

Modalidades de empréstimo: como escolher o ideal

Na hora de escolher dentre os tipos de empréstimo, é importante levar em consideração alguns pontos importantes para evitar erros cruciais. A seguir, confira os detalhes de cada um deles:

Solicite o tipo de empréstimo mais apropriado

Existem várias modalidades de empréstimo que se direcionam a necessidades diferentes. Assim, se você deseja comprar um carro ou uma casa, o melhor empréstimo talvez seja o financiamento, afinal, este possui regras que demandam a aplicação do dinheiro em algo previamente estipulado.

Analise a real necessidade de um empréstimo

Fazer as contas e analisar a real necessidade de um empréstimo é um bom ponto de partida para evitar problemas futuros. Se o empréstimo é direcionado ao pagamento de dívidas, por exemplo, é importante fazer as contas do valor total a ser pago, assim como uma comparação com o valor total a ser pago caso a dívida seja negociada junto à instituição credora.

Insira a parcela do empréstimo entre os gastos imprescindíveis do mês

Tomar um empréstimo é adquirir uma dívida de longa duração. Assim, é importante utilizar o dinheiro de forma que cada parcela caiba dentro do salário como um gasto do mês. Logo, se o salário não comporta a parcela do empréstimo é possível que a situação se agrave uma vez que os juros podem ser mais altos.

Fique atento ao valor de juros, taxas e afins

Os valores adjacentes de um empréstimo costumam encarecer bastante as parcelas mensais, fazendo com que na conta final o empréstimo seja inviável. Dessa forma, é importante atentar-se em relação aos valores das taxas de juros mensais, assim como as demais tarifas que compõem o Custo Efetivo Total do crédito.

Cuidado com golpes na hora de solicitar empréstimos!

Infelizmente existem diversos tipos de golpe que podem passar despercebidos na hora da contratação de um empréstimo. Cada um dos tipos de crédito pode ser mais ou menos vulnerável a práticas criminosas. Se tomarmos o empréstimo consignado como exemplo, um dos golpes mais comuns é a contratação não solicitada, onde o beneficiário tem o valor da parcela descontado de seu salário sem sua permissão.

Uma vez que nos últimos anos esse tipo de fraude vem se tornado mais comum, as financeiras e bancos também aumentaram suas garantias para prevenir essas situações. Um exemplo disso é a possibilidade de bloqueio da opção de forma que apenas o titular possa solicitar o desbloqueio mediante uma série de confirmações.

Como você pôde perceber, solicitar um empréstimo pode ser uma forma fácil e benéfica de resolver pendências ou mesmo fazer algum investimento. Para que a opção escolhida seja a melhor, é importante se atentar para a análise das demandas específicas e para o emprego do dinheiro.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de empréstimos e quais cuidados tomar para escolher a melhor opção, faça uma simulação de empréstimo online agora mesmo. É rápido, fácil e seguro!

Add a Comment

Your email address will not be published.